Ir para o conteúdo

Plano público

Plano Semanal Integrado para Ciências, Geografia e História no Ensino Fundamental

Disciplina: Ciências, Geografia, HistóriaDuração: 240 minAno: Ensino FundamentalTema: Integração de Conteúdos em Ciências, Geografia e História
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover a compreensão integrada dos conteúdos das disciplinas de Ciências, Geografia e História, estimulando o pensamento crítico e a contextualização dos conhecimentos.

    Específicos
    • Desenvolver habilidades de observação e análise em Ciências.
    • Compreender aspectos básicos da Geografia local e global.
    • Reconhecer eventos históricos relevantes e relacioná-los com o presente.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (30 min)

    Apresentação do plano semanal com exposição dialogada para contextualização dos temas abordados nas disciplinas.

    Desenvolvimento (180 min)

    Ciências - Observação e Registro
    Atividade prática de observação de elementos naturais, seguida de registro em diário de campo.
    Geografia - Mapa Local
    Construção coletiva de um mapa da comunidade ou escola para compreender conceitos espaciais.
    História - Linha do Tempo
    Elaboração de uma linha do tempo com eventos históricos relevantes para a turma.

    Fechamento (30 min)

    Discussão em grupo para síntese dos aprendizados da semana e compartilhamento das produções.

    Avaliação: Avaliação formativa por meio da participação, produções e autoavaliação dos alunos.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Clareza e organização nas produções realizadas.
    • Capacidade de relacionar os conteúdos das três disciplinas.
    Instrumentos: Observação direta do professor., Análise das produções escritas e visuais., Autoavaliação dos alunos.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão geral para diversidade de alunos no ensino fundamental
    Estratégias
    • Uso de instruções claras e objetivas com exemplos visuais.
    • Agrupamentos flexíveis para favorecer a colaboração.
    • Tempo adicional para execução das atividades quando necessário.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequação das atividades para diferentes níveis de habilidade e estilos de aprendizagem.