Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando as Planícies: Características e Importância

Disciplina: GeografiaDuração: 50 minAno: 5ª sérieTema: Planícies
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender as características principais das planícies e sua importância para o meio ambiente e a sociedade.

    Específicos
    • Identificar as características físicas das planícies.
    • Reconhecer a importância econômica e ambiental das planícies.
    • Desenvolver habilidades de observação e descrição de paisagens.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Introdução ao tema por meio de uma discussão guiada sobre o que os alunos sabem sobre planícies.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração das Características das Planícies
    Análise das características físicas, formação e usos das planícies através de uma explicação dialogada apoiada por imagens e mapas.
    Atividade em Grupo: Descrição de uma Planície
    Divisão da turma em pequenos grupos para que elaborem uma descrição oral ou escrita sobre uma planície mostrada nas imagens, considerando suas características e importância.

    Fechamento (10 min)

    Roda de conversa para compartilhar as descrições dos grupos e consolidar o aprendizado.

    Avaliação: Observação da participação e compreensão dos alunos durante a apresentação das descrições em grupo.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas discussões e atividades.
    • Capacidade de identificar características das planícies.
    • Clareza e coerência na descrição das planícies.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Apresentação oral ou escrita dos grupos.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e diversidade em sala de aula
    Estratégias
    • Utilizar instruções claras e objetivas para facilitar o entendimento.
    • Oferecer tempo extra para alunos que necessitam de mais suporte.
    • Promover agrupamentos flexíveis para favorecer a colaboração entre os estudantes.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequar o ritmo das atividades conforme as necessidades dos alunos, garantindo acessibilidade e participação plena.