Ir para o conteúdo

Plano público

Aula sobre Fotossíntese para o 5º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: CiênciasDuração: 50 minAno: 5º anoTema: Fotossíntese
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender o processo de fotossíntese e sua importância para as plantas e o meio ambiente.

    Específicos
    • Identificar os elementos essenciais para a fotossíntese.
    • Explicar como a fotossíntese contribui para a produção de alimento nas plantas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Discussão inicial para ativar conhecimentos prévios sobre plantas e luz solar.

    Desenvolvimento (30 min)

    Experimento simples sobre fotossíntese
    Realização de um experimento prático para observar a produção de oxigênio pelas plantas.

    Fechamento (10 min)

    Resumo coletivo sobre o que foi aprendido e esclarecimento de dúvidas.

    Avaliação: Perguntas orais e participação durante a aula para verificar a compreensão.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação nas atividades e discussões.
    • Capacidade de explicar o processo de fotossíntese.
    Instrumentos: Observação direta do professor., Perguntas orais.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    Estratégias
    • Dividir as atividades em etapas curtas para facilitar a concentração.
    • Utilizar recursos visuais e experimentais para manter o interesse.
    • Permitir movimentação durante as atividades práticas.
    • Instruções claras e objetivas, reforçadas com exemplos visuais.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajustar o tempo das atividades para incluir pausas curtas e permitir que os alunos com TDAH possam se movimentar e se reengajar.