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Plano público

Reconhecimento das Cores para Educação Infantil com Uso de Tintas

Disciplina: Educação InfantilDuração: 50 minAno: 1 a 4 anosTema: Reconhecimento das cores
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Estimular o reconhecimento e diferenciação das cores básicas por meio de atividades sensoriais com tintas.

    Específicos
    • Desenvolver a percepção visual das cores primárias.
    • Promover a coordenação motora fina através da manipulação das tintas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação das cores por meio de objetos e conversa informal para despertar a curiosidade.

    Desenvolvimento (30 min)

    Pintura com tintas coloridas
    As crianças exploram livremente as tintas, misturando cores e reconhecendo-as durante a atividade.

    Fechamento (10 min)

    Roda de conversa para que as crianças compartilhem suas experiências com as cores e finalização com música sobre cores.

    Avaliação: Observação da participação e reconhecimento das cores durante a conversa e atividade.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Identificação das cores apresentadas.
    • Participação ativa na atividade de pintura.
    Instrumentos: Observação direta do comportamento e respostas das crianças., Registro anecdótico do professor.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Educação inclusiva para crianças com diferentes necessidades
    Estratégias
    • Uso de instruções simples e repetitivas.
    • Tempo extra para realização das atividades.
    • Agrupamentos flexíveis para apoio individualizado.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adaptação do material e das instruções conforme as necessidades específicas de cada criança para garantir a participação plena.