Ir para o conteúdo

Plano público

Aula de Ciências: Entendendo a Fotossíntese no 5º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: CiênciasDuração: 50 minAno: 5º ano do Ensino FundamentalTema: Fotossíntese
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender o processo da fotossíntese e sua importância para as plantas e o meio ambiente.

    Específicos
    • Identificar os elementos essenciais para a fotossíntese.
    • Explicar de forma simples como ocorre a fotossíntese nas plantas.
    • Desenvolver a atenção e o engajamento dos alunos, especialmente aqueles com TDAH, por meio de estratégias pedagógicas adequadas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação inicial com perguntas para ativar o conhecimento prévio e engajar os alunos.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração do Processo da Fotossíntese
    Explicação dinâmica do processo da fotossíntese utilizando recursos visuais e participação ativa dos alunos.

    Fechamento (10 min)

    Atividade de síntese com desenho ou mapeamento simples do processo da fotossíntese para fixação do conteúdo.

    Avaliação: Observação da participação e compreensão dos alunos por meio da atividade de síntese e perguntas orais.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Capacidade de explicar, mesmo que de forma simples, o processo da fotossíntese.
    • Engajamento durante a aula, considerando as adaptações para alunos com TDAH.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Atividade de síntese final (desenho ou mapeamento)., Perguntas orais para verificar compreensão.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
    Estratégias
    • Utilização de instruções claras e objetivas, divididas em etapas curtas.
    • Uso de recursos visuais e atividades práticas para manter o interesse e facilitar a compreensão.
    • Permitir movimentação controlada e pausas curtas durante a aula para melhorar o foco.
    • Agrupamentos flexíveis para favorecer a interação e apoio entre os alunos.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajuste do ritmo da aula para incluir pausas e variação nas atividades, visando manter a atenção dos alunos com TDAH.