Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando Sequências Numéricas no 2º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: MatemáticaDuração: 50 minAno: 2º anoTema: Sequência Numérica
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender e identificar padrões em sequências numéricas simples.

    Específicos
    • Reconhecer a ordem crescente e decrescente dos números.
    • Construir sequências numéricas utilizando diferentes critérios.
    • Desenvolver o raciocínio lógico por meio da identificação de padrões.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentar exemplos visuais de sequências numéricas para engajar os alunos.

    Desenvolvimento (30 min)

    Construção e Identificação de Sequências
    Atividade prática onde os alunos criam suas próprias sequências numéricas e identificam padrões em diferentes exemplos.

    Fechamento (10 min)

    Revisão dos conceitos trabalhados por meio de perguntas e respostas.

    Avaliação: Verificação da capacidade dos alunos em identificar e continuar sequências numéricas simples.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação nas atividades propostas.
    • Capacidade de identificar e continuar sequências numéricas.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Atividades práticas realizadas em sala.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e acessibilidade para alunos com diferentes necessidades.
    Estratégias
    • Tempo adicional para alunos que necessitam.
    • Uso de instruções visuais e orais para diferentes estilos de aprendizagem.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajuste do ritmo da aula conforme o andamento da turma e suporte individualizado quando necessário.