Ir para o conteúdo

Plano público

Introdução às Equações no Ensino Fundamental

Disciplina: MatemáticaDuração: 50 minAno: Ensino FundamentalTema: Equações
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender o conceito básico de equações e identificar soluções simples.

    Específicos
    • Reconhecer a estrutura de uma equação simples.
    • Resolver equações básicas de primeiro grau com uma incógnita.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação do conceito de equação através de exemplos do cotidiano.

    Desenvolvimento (30 min)

    Resolução de Equações Simples
    Exercícios práticos para resolver equações básicas de primeiro grau.

    Fechamento (10 min)

    Discussão e síntese dos conceitos aprendidos com resolução coletiva de exercícios.

    Avaliação: Observação da participação e resolução correta das equações propostas.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Capacidade de identificar a estrutura de uma equação.
    • Habilidade para resolver equações simples com uma incógnita.
    Instrumentos: Exercícios práticos durante a aula, Participação nas discussões
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão geral para alunos com diferentes necessidades
    Estratégias
    • Uso de instruções claras e objetivas.
    • Agrupamentos flexíveis para apoio mútuo.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Tempo extra para alunos que necessitam e uso de exemplos concretos.