Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando a Fórmula de Bhaskara no 2º Ano do Ensino Médio com Adaptação para TDAH

Disciplina: MatemáticaDuração: 50 minAno: 2º Ano do Ensino MédioTema: Fórmula de Bhaskara
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender e aplicar a fórmula de Bhaskara para resolver equações quadráticas, considerando adaptações para alunos com TDAH.

    Específicos
    • Identificar os elementos da fórmula de Bhaskara e suas aplicações.
    • Resolver exercícios práticos utilizando a fórmula de Bhaskara.
    • Utilizar estratégias que favoreçam a concentração e o engajamento de alunos com TDAH.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação contextualizada da fórmula de Bhaskara com exemplos visuais e interação.

    Desenvolvimento (30 min)

    Resolução Guiada de Exercícios
    Resolver em conjunto exercícios simples de equações quadráticas utilizando a fórmula, com pausas para dúvidas e explicações claras.

    Fechamento (10 min)

    Discussão e síntese dos conceitos abordados, com perguntas direcionadas para reforçar a aprendizagem.

    Avaliação: Observação da participação e resolução de um exercício individual simples.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Compreensão dos elementos da fórmula de Bhaskara.
    • Capacidade de aplicar a fórmula em exercícios práticos.
    • Engajamento e participação nas atividades propostas.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Exercício individual de aplicação da fórmula.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    Estratégias
    • Divisão das atividades em etapas curtas com intervalos para descanso.
    • Instruções claras e objetivas com apoio visual.
    • Uso de recursos multimodais para manter o interesse e a atenção.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajuste do ritmo da aula para incluir pausas frequentes e reforço positivo para manter o foco dos alunos com TDAH.