Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando as Planícies: Características e Importância

Disciplina: GeografiaDuração: 50 minAno: 5ª sérieTema: Planícies
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender as características das planícies e sua importância no contexto geográfico.

    Específicos
    • Identificar o que são planícies e suas principais características.
    • Reconhecer a importância das planícies para a vida humana e o meio ambiente.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação de imagens e vídeos curtos sobre diferentes tipos de planícies para despertar o interesse.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração e discussão sobre as características das planícies
    Realização de uma explicação interativa sobre formação, relevo, vegetação e uso das planícies, seguida de atividade em grupos para identificação de planícies em mapas.

    Fechamento (10 min)

    Roda de conversa para síntese dos aprendizados e esclarecimento de dúvidas.

    Avaliação: Perguntas orais para verificar compreensão dos conceitos apresentados.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação nas discussões e atividades em grupo.
    • Capacidade de identificar características das planícies.
    • Compreensão demonstrada nas respostas durante o fechamento.
    Instrumentos: Observação da participação dos alunos., Perguntas orais., Análise das respostas durante a atividade em grupo.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão geral e acessibilidade para todos os alunos
    Estratégias
    • Utilização de recursos visuais e audiovisuais para facilitar a compreensão.
    • Instruções claras e pausadas, com tempo extra para alunos que necessitam.
    • Agrupamentos flexíveis para promover colaboração entre alunos com diferentes habilidades.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequação do ritmo das atividades conforme a necessidade dos alunos, com suporte individualizado quando necessário.