Ir para o conteúdo

Plano público

Plano Interdisciplinar para o Dia da Árvore - 3º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Português, Ciências, MatemáticaDuração: 120 minAno: 3º ano do Ensino FundamentalTema: Dia da Árvore e conscientização ambiental
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover a compreensão da importância das árvores para o meio ambiente e desenvolver habilidades linguísticas, científicas e matemáticas por meio de atividades integradas.

    Específicos
    • Desenvolver a leitura e produção de textos relacionados ao tema ambiental em Português.
    • Compreender características das árvores e sua importância para o ecossistema em Ciências.
    • Aplicar conceitos matemáticos simples para interpretar dados relacionados às árvores.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (20 min)

    Apresentação do tema Dia da Árvore com roda de conversa para engajamento e sensibilização.

    Desenvolvimento (80 min)

    Leitura e produção textual
    Leitura de pequenos textos ou poesias sobre árvores seguida de produção de frases ou pequenos textos pelos alunos.
    Exploração científica das árvores
    Observação e discussão sobre partes das árvores, funções e importância para o meio ambiente.
    Atividade matemática com dados ambientais
    Coleta ou apresentação de dados simples como quantidade de árvores na escola ou bairro para realizar contagem, soma e gráficos simples.

    Fechamento (20 min)

    Roda de conversa para síntese das aprendizagens e reflexão sobre ações para cuidar das árvores.

    Avaliação: Apresentação oral das produções textuais e participação nas discussões e atividades.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Capacidade de relacionar conhecimentos das três disciplinas no tema ambiental.
    • Qualidade e criatividade nas produções textuais e atividades matemáticas.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Análise das produções textuais e registros matemáticos., Registro da participação nas discussões.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e diversidade no 3º ano do Ensino Fundamental
    Estratégias
    • Uso de instruções claras e linguagem acessível com reforço visual.
    • Agrupamentos flexíveis para favorecer a colaboração entre alunos.
    • Tempo adicional para alunos que necessitem.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequar atividades para diferentes níveis de aprendizagem, oferecendo apoio individualizado e uso de recursos multimodais.