Ir para o conteúdo

Plano público

Segurança no Trânsito para o 3º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Educação para o TrânsitoDuração: 50 minAno: 3º ano do Ensino FundamentalTema: Trânsito
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender conceitos básicos de segurança no trânsito e a importância de práticas seguras para pedestres e ciclistas.

    Específicos
    • Identificar sinais básicos de trânsito e seu significado.
    • Reconhecer atitudes seguras ao atravessar a rua e ao andar como pedestre ou ciclista.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Conversa inicial para ativar conhecimentos prévios sobre o trânsito e suas experiências como pedestres.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração de Sinais e Práticas Seguras
    Apresentação e discussão dos principais sinais de trânsito e atitudes seguras no trânsito por meio de exemplos e atividades lúdicas.

    Fechamento (10 min)

    Roda de conversa para síntese do conteúdo e reforço das práticas seguras aprendidas.

    Avaliação: Observação da participação dos alunos na conversa e compreensão dos conceitos apresentados.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas discussões e atividades.
    • Capacidade de identificar sinais básicos de trânsito e atitudes seguras.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Perguntas orais na roda de conversa.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão geral para alunos com diferentes necessidades.
    Estratégias
    • Uso de instruções claras e objetivas, com apoio visual.
    • Agrupamentos flexíveis para atividades práticas.
    • Tempo extra para atividades e respostas quando necessário.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajuste no ritmo das atividades e uso de recursos visuais e auditivos para facilitar a compreensão.