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Plano público

Plano de Aula de Educação Física para Ensino Infantil: Movimento e Expressão Corporal

Disciplina: Educação FísicaDuração: 60 minAno: 4 e 5 anosTema: Desenvolvimento Motor e Expressão Corporal
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e a expressão corporal das crianças de 4 e 5 anos.

    Específicos
    • Estimular a coordenação motora ampla por meio de atividades lúdicas.
    • Desenvolver a consciência corporal e o equilíbrio.
    • Incentivar a socialização e o trabalho em grupo durante as atividades físicas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Roda de conversa e aquecimento corporal com músicas e movimentos simples.

    Desenvolvimento (40 min)

    Circuito de habilidades motoras
    Atividades lúdicas que envolvem correr, pular, equilibrar-se e lançar objetos para desenvolver coordenação motora.
    Expressão corporal com histórias
    Dinâmicas que incentivam as crianças a expressar emoções e situações por meio do corpo e movimentos criativos.

    Fechamento (10 min)

    Roda de conversa para compartilhar sentimentos e aprendizagens da aula.

    Avaliação: Observação do envolvimento, participação e habilidades motoras demonstradas nas atividades.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa e observacional
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Evolução na coordenação motora e equilíbrio.
    • Capacidade de expressar-se corporalmente durante as dinâmicas.
    Instrumentos: Observação direta do professor durante as atividades., Registros descritivos e anotações sobre o desempenho das crianças.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Estratégias gerais para inclusão de crianças com diferentes necessidades.
    Estratégias
    • Tempo extra para realização das atividades se necessário.
    • Instruções claras e multisensoriais para facilitar o entendimento.
    • Agrupamentos flexíveis para favorecer a interação e apoio entre as crianças.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adaptação das atividades para diferentes níveis de habilidade e inclusão de recursos táteis e visuais para crianças com necessidades específicas.