Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando Rimas de Forma Lúdica para o Grupo 4 da Educação Infantil

Disciplina: Linguagem Oral e EscritaDuração: 40 minAno: Grupo 4 - Educação InfantilTema: Rimas
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Desenvolver a percepção fonológica das crianças por meio do reconhecimento e produção de rimas.

    Específicos
    • Identificar palavras que rimam em diferentes contextos.
    • Estimular a criatividade e a linguagem oral com atividades lúdicas envolvendo rimas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Roda de conversa para apresentar o conceito de rima com exemplos simples e divertidos.

    Desenvolvimento (25 min)

    Jogo das Rimas com Cartas Ilustradas
    Apresentar cartas com imagens e palavras para que as crianças encontrem pares que rimam, promovendo a percepção auditiva e o reconhecimento das rimas.
    Cantando Rimas
    Cantar músicas e poesias curtas que contem palavras rimadas, incentivando a repetição e a participação das crianças.

    Fechamento (5 min)

    Roda de síntese onde as crianças compartilham palavras que aprenderam que rimam, reforçando o conceito.

    Avaliação: Observação da participação e capacidade das crianças em identificar ou criar palavras que rimam durante a síntese.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Avaliação formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Capacidade de reconhecer e produzir palavras rimadas.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Registro anecdótico das contribuições das crianças.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Educação inclusiva para crianças com diferentes necessidades e estilos de aprendizagem.
    Estratégias
    • Uso de instruções multisensoriais, incluindo elementos visuais e sonoros para facilitar a compreensão.
    • Agrupamentos flexíveis para promover interação e apoio entre pares.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajustar o ritmo das atividades para permitir tempo extra quando necessário e utilizar reforços positivos para estimular a participação de todos.