Ir para o conteúdo

Plano público

Plano de Aula de Português para o 5º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: PortuguêsDuração: 50 minAno: 5º ano do Ensino FundamentalTema: Compreensão e Produção Textual
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção textual adequadas ao 5º ano do Ensino Fundamental.

    Específicos
    • Promover a compreensão de textos narrativos e descritivos.
    • Estimular a produção de textos coerentes e coesos.
    • Incentivar a participação ativa e a colaboração entre os alunos.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação do tema e discussão inicial para ativar conhecimentos prévios dos alunos sobre textos.

    Desenvolvimento (30 min)

    Leitura e interpretação de texto
    Leitura coletiva de um texto narrativo, seguida de perguntas para interpretação e discussão em grupo.
    Produção textual
    Orientação para que os alunos produzam um pequeno texto descritivo utilizando os elementos discutidos.

    Fechamento (10 min)

    Socialização dos textos produzidos e reflexão sobre os aprendizados da aula.

    Avaliação: Observação da participação e análise dos textos escritos pelos alunos para verificar compreensão dos conceitos.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: formativa
    Critérios
    • Compreensão dos textos lidos durante a aula.
    • Coerência e coesão na produção textual.
    • Participação nas atividades propostas.
    Instrumentos: Análise dos textos produzidos., Observação direta durante as discussões e atividades.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e diversidade em sala de aula
    Estratégias
    • Oferecer tempo extra para alunos que necessitem.
    • Utilizar instruções claras e em linguagem acessível.
    • Promover agrupamentos flexíveis para apoiar a colaboração entre alunos.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adaptação das atividades de escrita para suportar diferentes níveis de habilidade, garantindo acessibilidade.