Ir para o conteúdo

Plano público

Explorando a Fórmula de Bhaskara no 2º Ano do Ensino Médio

Disciplina: MatemáticaDuração: 50 minAno: 2º ano do Ensino MédioTema: Fórmula de Bhaskara
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender e aplicar a fórmula de Bhaskara para resolver equações quadráticas.

    Específicos
    • Identificar os coeficientes de uma equação do 2º grau.
    • Calcular o discriminante e interpretar suas raízes.
    • Resolver equações quadráticas utilizando a fórmula de Bhaskara.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Apresentação contextualizada da fórmula de Bhaskara com exemplos visuais e discussão em grupo.

    Desenvolvimento (30 min)

    Resolução guiada de exercícios
    Resolver em conjunto exercícios que envolvam a aplicação da fórmula de Bhaskara, com pausas para esclarecimento e uso de recursos visuais.

    Fechamento (10 min)

    Síntese dos conceitos aprendidos por meio de um resumo coletivo e perguntas rápidas para fixação.

    Avaliação: Verificação oral da compreensão por meio de perguntas e resolução de um exercício simples individualmente.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação nas atividades em grupo.
    • Capacidade de aplicar a fórmula de Bhaskara em exercícios propostos.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Resolução de exercícios individuais.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Alunos com TDAH
    Estratégias
    • Dividir as atividades em etapas curtas com intervalos.
    • Utilizar instruções claras e objetivas, complementadas por recursos visuais.
    • Promover agrupamentos flexíveis para facilitar a concentração.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequar o tempo das atividades para permitir pausas e manter o foco, além de usar linguagem simples e exemplos práticos.