Ir para o conteúdo

Plano público

Estudo de Funções e Interpretação de Gráficos no 2º Ano do Ensino Médio

Disciplina: MatemáticaDuração: 50 minAno: 2º ano do ensino médioTema: Funções e gráficos
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Compreender o conceito de funções e interpretar seus gráficos para aplicação em situações cotidianas e acadêmicas.

    Específicos
    • Identificar diferentes tipos de funções estudadas no 2º ano do ensino médio.
    • Interpretar gráficos de funções e relacioná-los com suas expressões algébricas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Discussão inicial para ativar conhecimentos prévios sobre funções e gráficos.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração de Funções e Gráficos
    Análise e construção de gráficos a partir de funções dadas, com uso de recursos visuais e exemplos práticos.

    Fechamento (10 min)

    Resumo coletivo dos conceitos trabalhados e resolução de exercícios rápidos para fixação.

    Avaliação: Verificação oral da compreensão por meio de perguntas e respostas.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas discussões e atividades.
    • Capacidade de interpretar e construir gráficos de funções.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Resolução de exercícios propostos.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e acessibilidade geral para estudantes com diferentes necessidades.
    Estratégias
    • Fornecer tempo extra para atividades e avaliações.
    • Utilizar instruções multisensoriais e recursos visuais claros.
    • Promover agrupamentos flexíveis para apoio entre pares.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajustar o ritmo das explicações e oferecer apoio individualizado conforme necessidade.