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Plano público

Desenvolvimento Motor e Coordenação na Educação Física Infantil

Disciplina: Educação FísicaDuração: 40 minAno: 4 anosTema: Desenvolvimento Motor e Coordenação
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e a coordenação motora nas crianças de 4 anos por meio de atividades lúdicas e educativas.

    Específicos
    • Estimular a coordenação motora ampla e fina através de jogos e brincadeiras.
    • Incentivar o desenvolvimento do equilíbrio e da lateralidade.
    • Promover a socialização e o trabalho em grupo durante as atividades físicas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (5 min)

    Roda de conversa para despertar o interesse das crianças sobre os movimentos do corpo.

    Desenvolvimento (30 min)

    Circuito de Coordenação Motora
    Atividades em circuito que envolvem pular, correr, equilibrar-se e manipular objetos para estimular o desenvolvimento motor.

    Fechamento (5 min)

    Roda de relaxamento e conversa para refletir sobre as sensações e aprendizagens da aula.

    Avaliação: Observação do engajamento e participação das crianças nas atividades propostas.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Avaliação formativa por observação
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Evolução na execução dos movimentos e coordenação motora.
    Instrumentos: Registro de observação do professor durante as atividades., Feedback verbal e incentivo às crianças.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e diversidade na turma infantil
    Estratégias
    • Oferecer tempo extra para realização das atividades quando necessário.
    • Utilizar instruções simples e demonstrativas, com apoio visual e tátil.
    • Formar grupos flexíveis para favorecer a interação e apoio mútuo.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Ajustar as atividades para diferentes níveis de habilidade, garantindo a participação de todas as crianças.