Ir para o conteúdo

Plano público

Sequência Didática: Respeito e Valorização para Maternal 2

Disciplina: Educação InfantilDuração: 40 minAno: Maternal 2Tema: Respeito e valorização
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover o desenvolvimento socioemocional e o reconhecimento do respeito e valorização entre as crianças do Maternal 2.

    Específicos
    • Estimular atitudes de respeito mútuo e empatia entre as crianças.
    • Valorizar as diferenças individuais e culturais presentes no grupo.
    • Desenvolver habilidades de cooperação e compartilhamento.
    • Promover a expressão de sentimentos e reconhecimento das emoções próprias e dos colegas.
    • Incentivar a participação ativa e o envolvimento nas atividades propostas.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Roda de conversa acolhedora para apresentar o tema e ouvir as percepções das crianças sobre respeito e valorização.

    Desenvolvimento (50 min)

    Contação de história com fantoches
    Utilizar uma história que aborde o respeito e valorização, com personagens que representem diferentes sentimentos e situações do cotidiano infantil.
    Atividade sensorial colaborativa
    Propor uma atividade em que as crianças trabalhem em grupo para explorar texturas e cores, reforçando a cooperação e o respeito às diferenças.
    Música e movimento
    Cantar músicas que incentivem o respeito e a valorização, acompanhadas de movimentos que expressem emoções e sentimentos.
    Expressão artística
    Desenvolver desenho ou colagem que represente o que as crianças entenderam sobre o respeito e a valorização.

    Fechamento (10 min)

    Roda de encerramento para compartilhar as experiências das atividades, reforçando os conceitos trabalhados e ouvindo as impressões das crianças.

    Avaliação: Observação da participação, expressão oral e interação durante as atividades propostas.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Formativa e contínua
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Capacidade de expressar sentimentos e respeitar o outro.
    • Demonstração de cooperação e valorização das diferenças.
    Instrumentos: Observação direta em sala de aula., Registro anecdótico das interações das crianças.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Inclusão e diversidade no Maternal 2
    Estratégias
    • Oferecer tempo extra para participação nas atividades.
    • Utilizar recursos multisensoriais (imagens, sons, texturas) para facilitar a compreensão.
    • Formar grupos flexíveis para promover interação e apoio mútuo.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequar atividades conforme as necessidades individuais, promovendo acessibilidade e inclusão plena.