Ir para o conteúdo

Plano público

Educação no Trânsito para Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Educação para o TrânsitoDuração: 50 minAno: 3º ano do Ensino FundamentalTema: Educação no Trânsito
  1. Objetivos de Aprendizagem

    O que os alunos devem alcançar ao final

    Geral: Promover a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e desenvolver atitudes responsáveis em relação ao trânsito para alunos do 3º ano.

    Específicos
    • Reconhecer sinais básicos de trânsito e seu significado.
    • Compreender regras simples de segurança ao atravessar a rua e ao circular como pedestre.
    • Participar de atividades práticas que reforcem o aprendizado teórico.
    • Estimular o respeito às normas de trânsito para a segurança de todos.
  2. Sequência Didática

    Passos e tempos da aula

    Abertura (10 min)

    Roda de conversa para levantar conhecimentos prévios sobre trânsito e apresentar a importância do tema.

    Desenvolvimento (30 min)

    Exploração dos sinais de trânsito
    Apresentação de imagens de sinais de trânsito, explicação do significado e discussão sobre sua importância.
    Atividade prática de travessia segura
    Simulação de atravessar a rua com faixa de pedestre marcada na sala ou pátio, enfatizando o olhar antes de atravessar e o uso correto da faixa.

    Fechamento (10 min)

    Revisão dos principais aprendizados por meio de perguntas e respostas, reforçando a importância do respeito às regras de trânsito.

    Avaliação: Observação da participação dos alunos nas atividades e respostas durante a revisão.
  3. Avaliação

    Como evidenciar a aprendizagem

    Tipo: Processual e formativa
    Critérios
    • Participação ativa nas atividades propostas.
    • Compreensão dos sinais básicos de trânsito e regras de segurança.
    • Capacidade de aplicar o conhecimento na atividade prática.
    Instrumentos: Observação direta durante as atividades., Perguntas orais na roda de conversa e no fechamento.
  4. Adaptações e Inclusão

    Apoios práticos e ajustes

    Necessidade: Atendimento a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos do 3º ano, incluindo possíveis necessidades especiais.
    Estratégias
    • Uso de instruções claras e simples, com apoio visual dos sinais de trânsito.
    • Agrupamentos flexíveis para favorecer a participação de todos nas atividades práticas.
    • Disponibilização de tempo extra para alunos que necessitem.
    Recursos de Apoio: Apoio individualizado conforme necessidade
    Modificações: Adequação das atividades práticas para espaços acessíveis e utilização de recursos multisensoriais para alunos com necessidades específicas.